“O câncer está produzindo metástases em uma taxa de aceleração crescente. Itália, Espanha e até mesmo a França estão agora, genuinamente, em risco. O fracasso em conter a maré pode muito bem minar a fé no moderno sistema capitalista global - um sistema já desgastado pela polarização política e a desigualdade de renda - com implicações sociais potencialmente massivas”; declaração do economista Mark Dow, administrador de um fundo hedge.
Na última quarta-feira (28/9) voltaram cair as principais bolsas da zona do euro. Especialistas do mercado econômico afirmaram que a situação é critica e que o motivo da queda da bolsa seria o receio de calote grego e a ganancia de investidores em busca de lucros rápidos.
A bolsa Madri caiu 61% posicionando o índice IBEX a 8.480,2 unidades ao final da sessão, índice extremamente baixo. Em Londres, o índice Footsie-100 caiu 1,44%, a 5.217,63 pontos.
Frankfurt, o índice Dax perdeu 0,89%, fechando aos 5.578,42 pontos. Em Paris, a Bolsa de Valores fechou em baixa de 0,92%, e seu principal indicador, o CAC-40, terminou o pregão com 2.995,62 pontos. (http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=32441)
Uma crise financeira é na verdade uma crise civilizatória. O que está em questão não é apenas um modelo econômico, mas, toda uma lógica social e cultural, de maneira resumida, nosso modo de vida; o modelo civilizatório capitalista !